/
FATORES DE QUALIDADE
ESCOLAR E
ACREDITAÇÃO

Como uma comunidade internacional de aprendizagem exemplar, promovemos a paixão pela aprendizagem ao longo da vida, estimulando os alunos a se empenharem por padrões elevados, tanto em atividades intelectuais quanto interpessoais. Na Escola Pan Americana, acreditamos que alcançamos a excelência acadêmica ao educar a criança como um todo, facilitando o aprendizado de alta qualidade dentro e fora da sala de aula e desenvolvendo os professores como alunos. Nossas crenças em relação a cada área de excelência acadêmica orientam nossas prioridades como comunidade de aprendizagem e moldam nossos alunos para um futuro de sucesso. ​

​Nosso compromisso com a excelência acadêmica nos obriga a aderir a padrões comprovados que melhoram o aprendizado e o credenciamento dos alunos, o que permite fácil transferência para escolas credenciadas de forma semelhante em todo o mundo. No ano escolar de 2019-2020, a Pan American concluiu nossa renovação de acreditação com a Cognia, com classificações bem acima da média global. Os resultados da renovação da acreditação fornecem uma fonte inestimável de informações para os esforços de planejamento de melhoria contínua.

A equipe de revisão de engajamento avaliou o PAS POA com base no diagnóstico padrão de desempenho da Cognia, que consiste em três componentes construídos em torno de três domínios: capacidade de liderança, capacidade de aprendizagem e capacidade de recursos. Uma pontuação de quatro ou mais em qualquer um dos sete padrões indica alto desempenho, enquanto uma pontuação de um a três indica um elemento que precisa ser melhorado. Dos 30 indicadores que compõem os 3 domínios, o PAS POA superou as expectativas em 23 desses indicadores e atendeu às expectativas nos 7 indicadores restantes. ​

​O Índice de Qualidade da Educação (IEQ) resultante é relatado em uma escala de 100 a 400 e fornece informações sobre o desempenho da instituição em comparação com os critérios esperados. Um IEQ de 275 e acima indica que a instituição está começando a atingir o nível de Impacto e está engajada em práticas que são sustentadas ao longo do tempo e estão se tornando enraizadas na cultura da instituição.

Temos o orgulho de dizer que o PAS POA atingiu um IEQ de 361, quase 90 pontos acima da média da rede.

 

A tecnologia desempenha um papel significativo no ensino e aprendizagem na Pan American. Desde cedo, os alunos aprendem sobre cidadania digital e o uso responsável de ferramentas digitais. Na pré-escola, professores e alunos fazem bom uso de Smartboards e iPads para matemática, ciências e alfabetização. Os alunos mudam para Chromebooks no G2 e, do G5, trazem seus laptops como parte do programa BYOD (Traga seu próprio dispositivo). Alunos e professores desenvolvem propositalmente suas habilidades de tecnologia em contextos autênticos para aprimorar o aprendizado e criar artefatos e portfólios digitais, guiados por um escopo e sequência desenvolvidos pela fusão dos padrões ISTE e Literacia de Informação dentro dos frameworks PYP e MYP.

Os alunos do ensino médio usam ativamente as plataformas digitais em todas as disciplinas e todo o aprendizado é facilitado pelo Google Sala de aula. Além disso, o aprendizado de habilidades digitais é baseado nos padrões de ciência da computação CSTA e todos os alunos do G6-G9 participam de aulas de design aprendendo sobre o processo de design. Os alunos também têm a oportunidade de participar da Equipe de Robótica (Husky Bots), onde podem mostrar suas habilidades de programação em competições com outras escolas do estado. Este ano, graças à nossa parceria com a SAP, os alunos do G9 trabalharam com os membros da equipe SAP para aplicar um estudo de caso real dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Os resultados do trabalho deles serão apresentados ao CEO da SAP em setembro de 2020. No ano letivo 2019/2020, 100% dos alunos matriculados em Princípios de Ciência da Computação AP passaram no exame AP e 20% de nossos professores se tornaram Nível 1 do Google Educadores certificados. Além disso, alunos do ensino médio tomaram iniciativa e criaram o Clube do Audiovisual e de Jogos! ​

Este ano, a tecnologia assumiu um papel ainda mais significativo durante a transição para nosso Programa de Ensino à Distância (DLP) em março de 2020 devido à pandemia Covid-19. Simulações de Ensino a Distância foram realizadas com todos os alunos nos dias que antecederam o fechamento do campus. Era importante que os alunos soubessem o que esperar e entendessem o que seria esperado deles após o início das aulas virtuais. A liderança da escola trabalhou com nossa equipe de TI para selecionar as melhores plataformas e desenvolver nossas estratégias de DLP. Adotamos o sistema de gerenciamento de aprendizagem SeeSaw (LMS) para as séries P3-G3. A fluência e independência dos alunos no uso do SeeSaw foram avaliadas usando uma rubrica desenvolvida e adaptada para cada nível de série. Os alunos do G4 e superiores usam o Google Classroom LMS e a comunicação com os pais continua na Bloomz e na Newsweek. Além disso, foram feitas mudanças em nossa política de proteção à criança para garantir que nossos alunos e professores pudessem operar com segurança no mundo virtual.

Este era um mundo totalmente novo para todos nós e queríamos navegá-lo com excelência. Pesquisas de check-in foram enviadas semanalmente a todas as partes interessadas. Essas pesquisas forneceram informações sobre o que estava funcionando, o que não estava funcionando e deram espaço para sugestões. Os dados dessas pesquisas foram processados ​​semanalmente e utilizados para fazer adaptações no programa DLP. Estamos muito orgulhosos da dedicação demonstrada por nossos professores, da colaboração e apoio de nossos pais, e da liderança pessoal demonstrada por nossos alunos durante esta temporada de ensino a distância!

 

No ano letivo 2019/2020, a equipe de Suporte ao Aluno (SSS) cresceu em número e responsabilidade. A equipe trabalhou diretamente com alunos, pais e fornecedores terceirizados para apoiar o desenvolvimento social, emocional e acadêmico de todos os alunos do PAS POA. A equipe forneceu instrução direta por meio do programa Second Step, reuniões regulares durante o aconselhamento de MS e HS e o tempo do Counselor's Corner na escola primária.

les também conduzem reuniões de equipe em nível de série para discutir como melhor atender os alunos que precisam de apoio adicional, seja acadêmica, social ou emocionalmente, com a intenção de criar um plano de ação personalizado para aquele aluno. Durante o ensino à distância, a equipe SSS trabalhou com professores, alunos e pais para oferecer uma ampla variedade de suporte conforme as necessidades se apresentassem durante esse período único. Isso incluiu check-ins individuais com os alunos, coordenando as necessidades de suporte, oferecendo webinars para os pais e até mesmo participando de campanhas de mídia social incentivando a comunidade a praticar a plena consciência. ​

Uma das inovações significativas que a Pan American demonstrou com o programa de Aprendizagem Emocional Social foi o Animal Assisted Education (AAE). Fizemos parceria com Karina (pet terapeuta ), que trouxe os amigos caninos, Faith e Sam, para trabalhar com os alunos dentro de suas salas de aula. O objetivo era criar um ambiente onde as crianças se sentissem seguras e apoiadas para enfrentar desafios que eles não se sentiriam confortáveis ​​em abordar sozinhas.

Os animais influenciam o clima de um ambiente com comportamento espontâneo, permitindo que os alunos vivenciem cenários que exigem habilidades de que precisarão na vida. Ao longo da implementação do programa, os alunos puderam moldar suas atitudes em relação aos terapeutas caninos, tornando-se mais seguros de si próprios e promovendo um novo senso de comunidade e capacidade individual, o que permitiu aos alunos se tornarem mais confiantes. A exposição a diferentes experiências pode conduzir o caminho dos alunos ao sucesso. Devido a este ambiente enriquecedor, nossos alunos construíram conhecimento e foram motivados para os melhores resultados possíveis. ​

 

/
Destaques
Primary School

 

Como parte da meta de toda a escola de se concentrar na aprendizagem social e emocional no ano letivo de 2019/2020, todas as séries do ensino fundamental implementaram um protocolo diário de reunião matinal que promoveu um senso mais forte de comunidade de sala de aula, onde cada criança estava pronta academicamente e teve sucesso social naquele dia. As reuniões matinais consistem em quatro partes realizadas em um período de 30 minutos;

​Saudação - Alunos e professores se cumprimentam pelo nome

Compartilhamento - os alunos são bem-vindos para compartilhar informações importantes sobre suas vidas, a escuta empática é incentivada

Atividade de grupo - todos participam de uma atividade de grupo para ajudar o grupo a crescer junto. Pode ser um jogo, recitar um poema, dançar ou cantar

Mensagem matinal - os alunos leem e se envolvem com uma mensagem escrita por seu professor. Esta mensagem molda o dia e o trabalho que os alunos farão naquele dia

/
MÉDIAS DO MAP RIT
SÉRIES 1-5 (Fall 2019)

/
RESULTADOS DO TESTE TILP


/
Destaques do
Secondary School

 

Como parte do enfoque de toda a escola na aprendizagem social e emocional no ano letivo de 2019/2020, os alunos do ensino médio se beneficiaram de avaliações autênticas e de dados de avaliação formativa que levaram à diferenciação na sala de aula e iniciativas push-in em várias turmas onde necessidades específicas de apoio foram identificados! A equipe de Serviço de Apoio ao Aluno trabalhou em estreita colaboração com os professores para apoiar as necessidades individuais e de pequenos grupos. Os alunos também receberam feedback oportuno e descritivo para ajudá-los a crescer e oferecer oportunidades de colaboração significativa com seus colegas de classe. Os alunos também se beneficiaram da colaboração entre seus professores. Os professores trabalharam juntos para aprimorar a aprendizagem interdisciplinar e integrar diferentes áreas de conhecimento. Os professores modelaram ainda mais a colaboração para seus alunos, tendo oportunidades de compartilhar com colegas, usando feedback estruturado de pares.

Destaques

• 12 cursos AP oferecidos - História dos EUA, História Mundial, Cálculo, Estatística, Ciências Ambientais, Física, Química, Biologia, Seminário, Pesquisa, Macro Economia, Micro Economia. ​

• Seminário AP e Projetos de Pesquisa

• Projeto Pessoal MYP G10

• Revisão curricular e trabalho de consultor com - Sra. Bianca Begrow (Língua e Literatura do Porto, Dr. Eduardo Wolf e Felipe Pimentel - filosofia e humanidades PORT / ENG, Dr. Fabio Whilhems - saúde mental)

• Habilidades e hábitos de aprendizagem do ATL rastreados por meio de tabelas de turmas, resultando em e-mails de comemoração enviados para casa sempre que os alunos acumulam 20 resultados positivos. ​

• Aumento da participação dos alunos em dias de enriquecimento e eventos escolares por meio dos desafios da House Cup e do Service Learning.

• Os bate-papos no café se expandiram para horários alternativos para incluir mais pais - MYP, Por que ensinamos o que ensinamos, Álcool e Drogas, Suicídio, Saúde Mental, etc.

• Os SLCs devolvem o protagonismo aos alunos, ao mesmo tempo que mantêm a oportunidade dos pais de se encontrarem com os professores das disciplinas.​

• Sala de Aula Sem Paredes, PAS Talks, STEAM Day, Unidades Interdisciplinares Aumentadas e Melhoradas, Olimpíada de Matemática e Olimpíada Brasileira de Informática, Cool Projects para aumentar o interesse dos alunos e aproximar o aprendizado das experiências da vida real.​

• Participação do ISSL com 2 medalhas de prata - Futsal Masculino e Voleibol.

• Quatorze alunos representando o PAS POA na BRAMUN - 3 posições de liderança para o BRAMUN 2020: 1 como presidente e 2 como vice-presidente.


/
ADVANCED PLACEMENT

AP Capstone Diploma = 9 candidatos - 100% obtiveram
AP Capstone Certificate= 2 candidatos - 100% obtiveram
AP Scholars = 4, AP Scholars with Honor = 3 , AP Scholars with Distinction = 3
-
AP EXAMS 2020: 64 estudantes fizeram um total de 142 provas
95% dos alunos que realizaram o exame tiraram 3 ou mais!

 

/
Classe de 2020

American University (2)​
Antioch College​
Babson College​
Bentley College​
Boston University​
Cardiff University (UK)​
Case Western Reserve University​
City, University of London( UK)​
Columbia College Chicago​
DePaul University​
Duquesne University​
Emerson College​
Emory University​
Flagler College (2)​
Florida Atlantic University​
Florida Institute of Technology​
Florida International University​
Fordham University (2)​
Franklin and Marshall College​
Franklin University Switzerland​
George Mason University​
George Washington University​
Goldsmiths, University of London​
Hofstra University​
Hult International Business School (2)

InHolland (Netherlands)​
Insa Lyon (France)​
Iowa State University​
Jacobs University (Germany)​
John Cabot University (2)​
Johnson & Wales University (2)​
Keiser University​
Lehigh University​
Leiden University (Netherlands) (2)​
Loyola Marymount University​
Lynn University (3)​
McGill University (Canada)(2)​
Michigan State University​
New York University - Shanghai (2)​
Northeastern University (2)​
Orange Coast Community College​
Pace University​
Pennsylvania State University​
Queen's University (Canada)​
Rollins College (3)​
Royal Holloway, University of London​
Saint Leo University​
Saint Louis University​
San Diego State University​
Sciences Po (France)

Sewanee-the University of the South​
St Mary's University​
Temple University​
The University of British Columbia (Canada) (4)
The University of Edinburgh​
The University of Tampa (2)​
Università Bocconi​
University of Amsterdam (2)​
University of Central Florida​
University of Glasgow​
University of Illinois At Urbana-Champaign​
University of Iowa​
University of Miami​
University of Michigan-Ann Arbor​
University of Notre Dame​
University of Pittsburgh​
University of Southern California​
University of Toronto (Canada) (3)​
University of Worcester (UK)

 

n = 19
(students in the​ class of 2020)

Cursos que os alunos
se matricularam:

 

/
PROGRAMA DE
ESTUDOS BRASILEIROS

No PAS POA, acreditamos na preparação dos alunos para seus empreendimentos futuros, onde quer que estejam! Sabemos que 25% dos nossos alunos optaram por continuar o ensino superior aqui no Brasil nos últimos cinco anos. A cada ano, fazemos desenvolvimentos em nosso Programa de Estudos Brasileiros com esses alunos em mente. Antes do início de cada ano letivo, pensamos em como podemos preparar melhor os alunos para o sucesso aqui no Brasil, caso optem por ficar. Graças aos esforços do nosso dedicado Programa de Estudos Brasileiros, liderado pelo nosso Diretor do Programa Brasileiro, com o apoio de vários parceiros e consultores externos, as seguintes medidas foram tomadas no ano letivo 2019/2020 para ajudar a preparar os alunos para o sucesso aqui no Brasil. ​

• Geografia, Física e História do Brasil oferecida como eletiva de um ano para vestibular. ​

• Como parte do currículo principal, os alunos do G12 podem escolher entre Literatura Brasileira e Gramática Portuguesa para ENEM e UFRGS ou Escrita Criativa e Literatura Contemporânea.

• As ciências do G12 foram reorganizadas para que os alunos recebessem uma avaliação de Biologia e uma avaliação de Química enquanto desenvolviam seus projetos individuais.

• Currículos de Sociologia e Filosofia totalmente integrados aos Estudos Sociais Brasileiros (BSS) abordando os temas do Vestibular.

• Um novo teste externo foi supervisionado pela Cesgranrio, instituição de ensino líder no Brasil que também é responsável pelas questões do ENEM. Este ano, testamos as séries 5, 7, 9 e 11 em Leitura, Uso da Linguagem e Escrita. Todas as escolas AASB estão usando a mesma instituição para testar os Níveis de Proficiência em Português.




/
Athletics - Huskies,
criados por lobos!

Durante o primeiro semestre do ano letivo, nossos times escolares (basquete, vôlei, futebol e futebol de salão) foram muito ativos! Além de participar de diversos jogos locais, nossos times de futebol masculino e feminino conquistaram a MEDALHA DE PRATA no Grand Prix, jogando contra as maiores escolas de Porto Alegre como Farroupilha, Anchieta, Colégio Americano, Champagnat, La Salle Santo Antônio e Província de São Pedro. Durante a primeira temporada do ISSL, nossos times de futebol masculino e feminino ficaram em quinto lugar, com ambos os times de basquete em sétimo!


/
Desenvolvimento
Profissional

A aprendizagem ao longo da vida não é apenas algo que dizemos, mas também que promovemos ativamente! Todos os anos, os professores do PAS POA têm a oportunidade de aumentar seus conhecimentos, tornando-os ainda melhores educadores. O ano começou com o treinamento do protocolo de Aprendizagem Social Emocional e Encontro Matinal com a consultora Camila Dever. Em setembro, a autora, educadora e palestrante Jennifer Abrams conduziu sessões sobre como ter conversas difíceis e interações de trabalho respeitosas. Em novembro, o Dr. Derrick Gay conduziu sessões sobre diversidade e inclusão. Além disso, educadores do PAS POA participaram de oficinas de Leitores e Escritores do Teachers College em Curitiba, e oito educadores do PAS POA foram selecionados para apresentar na Conferência de Educadores da AASSA 2020.

Continuando a fornecer aprendizado profissional de alta qualidade para nosso corpo docente, o PAS POA se envolveu pela segunda vez em uma parceria com a Universidade Estadual de Nova York (SUNY), Buffalo, para oferecer um mestrado em estudos multi-disciplinares. Este programa traz professores universitários à nossa escola para cursos intensivos de uma semana. O programa é composto por 10 dessas experiências e será concluído em três anos. Durante este primeiro ano do programa, 15 de nossos educadores concluíram os três primeiros cursos. Depois de dias inteiramente centrados no aluno, os próprios membros do grupo tornam-se alunos, entre 3 a 4 horas à noite e um fim de semana inteiro dedicado aos trabalhos de classe e tarefas de casa. ​

Rodrigo Oliveira, Professor Auxiliar do Ensino Médio::​
Durante a última semana, tive várias aulas ministradas pelo PAS como parte do Programa de Mestrado SUNY, onde examinei as Estruturas Kagan, a taxonomia de Bloom e como desenvolver atividades que envolvem todos os alunos, mas ao mesmo tempo permitem a responsabilidade individual. É muito bom saber que as conversas que acontecem no PAS durante nossos PDs coincidem com as ministradas por especialistas das melhores universidades que existem. Sinto-me muito motivado e ansioso para aplicar algumas das estruturas que aprendi com nossos alunos neste semestre.

From Izelda Freitas, Professora Primária de Língua Portuguesa::
Esse curso me fez pensar em novas estratégias para ministrar minhas aulas. Adoro aprender o tempo todo !!!

From Dr. Wanda Dean, Professora:
Aplaudo a administração e a diretoria da Escola Pan American por seu compromisso em ajudar seus funcionários a continuar a adquirir habilidades profissionais adicionais. Nosso grupo de treze tem trabalhado arduamente, mesmo depois de trabalhar o dia todo. Eles se dedicam a aprender mais, o que lhes permitirá ser melhores professores.