Equilibrado – Você só pode cuidar dos outros depois de ter cuidado de si. – Pan American School

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Equilibrado – Você só pode cuidar dos outros depois de ter cuidado de si.

Existem várias maneiras de descrever essa expressão, mas todos sabemos que não podemos cuidar dos outros sem cuidar de nós mesmos. Eu ouvi isso descrito na citação acima e também o denominado “princípio da máscara de oxigênio”: quando, em um avião, se a pressão da cabine cair, você deve colocar sua própria máscara de oxigênio antes de ajudar outras pessoas. O mesmo acontece com o cultivo de relacionamentos e comunidade: você precisa cuidar de si mesmo antes de cuidar dos outros.

Neste mês, então, ao pensarmos em como estamos desenvolvendo uma comunidade solidária aqui no PAS POA, convido você a investigar os cuidados em outro nível: como você está intencionalmente cuidando de si mesmo?

Aqui estão algumas práticas de autocuidado que adotei – quais são as suas?

Movimento matinal. Isso é algo que venho fazendo há tanto tempo que meu dia fica pior se eu deixar de fazê-lo! Uma corrida ou uma caminhada ou ioga na varanda, estar entre os sons dos pássaros nas primeiras horas da manhã é algo que alimenta minha alma. E não estou tentado a pular o treino mais tarde, porque já está feito!

Respiração. Alguns de vocês estiveram em reuniões comigo, quando eu ajustei o cronômetro por 2 minutos para fazer uma pausa de nós mesmos. Nossos dias podem ser tão intensos que, muitas vezes, esquecemos de fazer uma pausa e observar como estamos nos sentindo. Após o movimento da manhã, passo de 5 a 7 minutos com um aplicativo no meu telefone chamado The Insight Timer. Às vezes, são meditações guiadas, outras vezes, apenas sons do ambiente. O que eu seleciono, no entanto, sempre tem um impacto positivo no meu dia.

Gratidão. Existem várias maneiras de incorporar práticas de gratidão. Eu uso o Panda Planner, que me pede para identificar três coisas pelas quais sou grato a cada manhã – uma ótima maneira de começar o dia! A especialista em resiliência Elena Aguilar sugere definir um alarme no telefone e, não importa onde você esteja, quando o alarme disparar, pare e reconheça algo pelo qual está agradecido. A melhor coisa da gratidão é que, uma vez que você começa a reconhecê-la, é difícil NÃO estar ciente de todas as coisas boas!

JOMO. “Joy of Missing Out”, em oposição a “FOMO” ou “Fear of Missing Out”. Para extrovertidos, estar perto de outras pessoas é altamente energético. Para um introvertido como eu, a única maneira de recarregar é criar tempo e espaço intencionais para momentos não sociais. Ao dizer “não”, na verdade estou dizendo “sim” ao autocuidado.

Faça o que fizer, verifique que é sobre você. Para cuidar de todos os que estão ao seu redor todos os dias, precisamos que você seja o seu melhor. Você merece todo o tempo que você pode gastar para cuidar de você.

 

Kristen Moreland

Instructional Coach