Porque crianças deveriam aprender uma segunda língua na escola – Pan American School

Students

Students can enroll starting from 3 years of age.

Enrollment

Team Members

If you are passionate about making a difference, Pan American is the place for you!

Work with us

Expats

We cannot wait to meet you here in Porto Alegre!

More information

Porque crianças deveriam aprender uma segunda língua na escola

Áreas do conhecimento, como a cognitiva e social, podem ter um aproveitamento melhor com a exposição a dois idiomas.​

​Há algum tempo, instituições e especialistas que defendem o bilinguismo na infância indicam que crianças se desenvolvem melhor com este tipo de aprendizado. Os principais ganhos estimados são nas áreas cognitiva e social, com mais concentração e criatividade pelo acesso à informação, além da bagagem cultural e oportunidades ao longo da vida.

Um estudo feito pelas instituições Concordia University, York University e Université de Provence aponta nesta direção. A pesquisa, publicada em 2011 no Journal of Experimental Child Psychology, mostrou que as crianças bilíngues não confundem os dois idiomas – um receio comum quando os pais tomam esta decisão. Pelo contrário, demonstram mais foco em tarefas e atenção melhor em comparação com monolíngues da mesma faixa etária. A coordenadora da experiência interpretou o resultado com uma explicação simples: as crianças bilíngues se acostumam a prestar atenção nas diferenças entre as línguas que conhecem, tanto para ouvir quanto para se expressar.

Na Pan American School (PAS) de Porto Alegre, os alunos são expostos a atividades com colegas de idades, culturas e conhecimentos distintos entre si, o que é naturalmente estimulado pelo convívio com estudantes vindos de vários países. Isto fortalece um princípio importante para a escola: o respeito às diferenças. Segundo a conselheira da Pré-escola, Alethea Soares, este nível de convívio aumenta a curiosidade sobre aspectos que vão além
do que as crianças estão acostumadas a ver e entender.

“Acreditamos que pode ser muito útil para o processo de aprendizado, já que ajuda a criar uma atmosfera de alta tolerância com opiniões e crenças divergentes. Promove uma mentalidade internacional no presente e, especialmente, para o futuro”, comenta.

O papel do Aconselhamento

A PAS de Porto Alegre tem um Programa de Aconselhamento, focado na aprendizagem socioemocional (SEL). O objetivo é mostrar aos alunos não apenas como comunicar-se bem com colegas e adultos, mas também incentivá-los a expressar sentimentos, resolver problemas, trabalhar melhor seus relacionamentos e desenvolver empatia. O acompanhamento começa na Pré-escola e vai até as séries finais, com uma equipe de
conselheiros preparada para acompanhar as mudanças de idade, comportamento e interação com o ambiente escolar.

“Estamos cientes de como isso é importante na primeira infância, quando o cérebro e a personalidade ainda estão se desenvolvendo. Acreditamos que se nossos alunos souberem se expressar e tiverem um bom ambiente para fazer isso, eles terão chances maiores de se transformar em seres humanos gentis, equilibrados, reflexivos e empáticos”, completa Alethea.